Siga CLEVERTON GOMES no Facebook

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Humoristas Censurados


Marcha reúne humoristas no RJ contra lei que limita piadas durante período eleitoral


Uma passeata realizada no último domingo (22), no Rio de Janeiro, reuniu humoristas que protestaram contra a lei que proíbe o uso de recursos audiovisuais, em programas de rádio e TV, que possam ridicularizar candidatos. A marcha "Humor sem Censura" contou com a presença de 600 pessoas, incluindo artistas da Rede Globo, Rede TV! e Band.

Segundo o jornal Folha de S.Paulo, os humoristas Marcelo Madureira, Hélio de La Peña, Beto Silva e Cláudio Manoel, do "Casseta & Planeta"; Sabrina Sato, do "Pânico! na TV"; Danilo Gentili, do "CQC"; e Fábio Porchat, do espetáculo "Comédia em Pé", assinaram um abaixo assinado pedindo mudanças na legislação. O documento será entregue ao presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Sergio Mamberti, para que possa ser encaminhado ao ministro da Cultura, Juca Freire.

Porchat afirmou que as limitações são prejudiciais: "O prejuízo da população vai além da questão de não poder mais dar risada com a política", disse o humorista. Por sua vez, Gentili afirmou que a liberdade de expressão deve ser soberana, e que cada um deve ter o poder de falar o que quiser e, também, de "ouvir o que não quer".

O casseta Cláudio Manoel declarou ao portal G1 que, atualmente, existe "um movimento anti-imprensa, antimídia", e que uma legislação "anti-humor deixa o Brasil muito atrasado".

Outros artistas que participaram da marcha foram Sérgio Mallandro, Bruno Mazzeo e Lúcio Mauro Filho.

O artigo 45 da Lei das Eleições (9.504), criado em 1997, proíbe os programas de rádio e TV de ridicularizar ou degradar candidatos durante o período eleitoral. A multa para quem infringir a lei pode chegar a R$ 100 mil, e em caso de reincidência o valor é duplicado.

foto:AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário